Luto

Morre um dos médicos mais renomados de Niterói

Agnaldo Luiz Lessa Zagne, 76, faleceu neste domingo (29)

Dr. Agnaldo Zagne, de 76 anos, atuou por longos anos como clínico geral
Dr. Agnaldo Zagne, de 76 anos, atuou por longos anos como clínico geral |  Foto: Ascom Câmara Niterói/Arquivo

O médico Agnaldo Luiz Lessa Zagne morreu neste domingo (29), aos 76 anos. A causa do falecimento não foi divulgada. Ele deixa esposa, dois filhos e quatro netos.

Zagne ganhou renome na cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, onde foi secretário de Saúde no período de 2000 a 2002, e atuou por longos anos como clínico geral.

Sua atuação à frente da pasta se notabilizou também pela luta contra a epidemia de dengue, que aconteceu durante dois verões, em 2001 e 2002.

O trabalho da Fundação Municipal de Saúde e Departamento de Vigilância Sanitária foi modelo para outros municípios do Estado e do Brasil.

"A secretaria se solidariza com os familiares, amigos e pacientes do médico", disse em nota.

Com currículo extenso, Agnaldo foi ex-diretor do Hospital Universitário Antônio Pedro e era professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Em 2014, foi homenageado pelo falecido ex-vereador Carlos Magaldi com o título de cidadão benemérito e com a medalha Albert Sabin.

O velório e cremação irão ocorrer nesta terça-feira (31), entre 13h15 e 16h15, no cemitério Parque da Colina, em Cantagalo.

Em comunicado, o vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira disse que recebeu com tristeza a notícia da perda.

"Um médico humano, ético e extremamento zeloso com seus pacientes. Em 2014, quando eu presidia o legislativo municipal, pudemos homenageá-lo por iniciativa do então vereador, Carlos Magaldi. Recebeu na ocasião, o título de cidadão benemérito e a medalha, Albert Sabin. Minha solidariedade aos seus familiares, amigos e pacientes", escreveu.

A Universidade Federal Fluminense também emitiu nota de pesar sobre o falecimento de Zagne e frisou que além de ter contribuído para a formação acadêmica e profissional de muitos estudantes de Medicina, ele também atuava como clínico geral, "sendo reconhecido pela sua dedicação e excelência nos atendimentos".

"Na UFF, Zagne ocupou diferentes cargos de gestão, como a direção do Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap). Em virtude do seu profissionalismo e competência, o professor também foi Secretário de Saúde do município de Niterói e recebeu três honrarias na Câmara de Vereadores de Niterói, incluindo o título de cidadão Niteroiense. Neste momento de pesar, a UFF se solidariza com os familiares, colegas e amigos e compartilha o sentimento de luto", finaliza.

< Caminhão com carga de aves tomba na Linha Amarela Anitta retira megahair e mostra como é o seu cabelo natural <